Como cristão, devo ouvir “Música do Mundo”?

Graça e Paz;

Se tem um assunto polêmico no meio evangélico/cristão é o tal de ouvir música do mundo secular.
Desde que me converti sempre fui bombardeado sobre esse assunto, e na sua maioria de forma negativa, principalmente por estar envolvido com a música e ter entrado para o ministério de louvor pouco depois que me converti. As pessoas tendem a fixar algo como verdade porque alguém no passado lhe impôs isso, e ela quer passar para a frente essa imposição sem usar base bíblica plausível.

O versículo que sempre me falavam para “proibir” a questão de ouvir música do mundo secular está em Salmos 150:6, “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor” (um versículo meio sem sentido para o assunto, não?).

Existem igrejas que não aceitam nem estilos musicais como adoração. Na verdade, nem alguns instrumentos aceitam. Daí dá para se ter uma proporção de quão complexo é o assunto.

Mas vamos lá…

Eu, particularmente não achei nada bíblico que me abone nem proíba de ouvir uma música do mundo secular. Mas deixo claro, ao meu ver há exceções, e falo isso não colocando meu gosto pessoal, mas sim letra, ritmo, autor e cantor. Lembro que esses são meus critérios pessoal que criei após meu tempo nessa caminhada com Deus.

De todos esses, o que mais se tem que ter atenção é o conteúdo da música. Mesmo não falando especificamente de música, Paulo em sua carta aos Filipenses nos alerta:

 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

 

Por isso apesar de minha posição, tomo muito cuidado pois um dos maiores problemas que vivemos nos dias de hoje no meio cristão é sempre acharmos que isso ou aquilo não tem problema, ou seja, o “nada haver”.

Sem contar que ao nosso lado temos um auxiliador, o Espirito Santo de Deus.

Por isso ore, ore e ore. Peça sempre à Deus o discernimento, pois só Ele é capaz de nos mostrar a verdade. Não apenas peça, mas estude a Sua Palavra.

Pra finalizar quero destacar algo importante!

A Palavra de Deus nós ensina sobre sempre entregarmos as primícias ao Senhor, ou seja, em tudo Deus tem que ser o primeiro em nossa vida. Ao meu ver, como expliquei a cima, não é errado ouvir as musicas do mundo seculares, mas isso não pode ser um padrão em nossa vida, na verdade tem que ser exceção. O louvor nos aproxima de Deus, então que possamos ouvir louvores (canções que exaltam a Deus) em sua maioria, e não outras musicas.

Até a próxima, e que Deus nos abençoe!

Tudo por Ele! Tudo para Ele! Cristo vive!

Sobre o autor Mateus Elias

Posts Relacionados

Deixe uma resposta